Colégio Rodin | Simulação da ONU acontece no Colégio Rodin - Colégio Rodin

Simulação da ONU acontece no Colégio Rodin



Alunos do Ensino Médio do Colégio Rodin participam do 4° Romun

Alunos do Ensino Médio do Colégio Rodin participam do 4° Romun

O Colégio Rodin é o único da região a realizar uma simulação estilo ONU (Organização das Nações Unidas)

Depois de dois meses de preparação de encontros e debates, os alunos do Colégio Rodin participaram do 4° ROMUN (Rodin Model United Nations) com o tema “ A Inter-relação entre desenvolvimento e a epidemia do HIV/ Aids”.

O evento é organizado pela professora Marialba Maretti de Sociologia e consiste em uma simulação da dinâmica de comitês e agências da ONU, no qual os alunos encarnam representantes diplomáticos de diversos países, como por exemplo: Rússia, Estados Unidos da América, África do Sul, Cuba entre outros. Nessa edição, o ROMUN representou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os envolvidos são estudantes do Ensino Médio que foram desafiados a representar com finalidade desde a cultura até a linguagem do país representado. Por exemplo, o aluno que representava os Emirados Árabes Unidos estava com um turbante típico usado pelo país.

O evento adota o sistema UN4MUN que foca a obtenção do consenso e segue as regras internacionais de simulações de estilo ONU (Mun). Desta forma o debate deve resultar em um consenso e a cooperação entre os envolvidos o que desenvolve as habilidades de solidariedade e o diálogo entre os alunos.

Segundo Marialba Maretti, idealizadora do ROMUN, esse evento agrega muito o conhecimento interdisciplinar dos estudantes. “Os temas exigem que os alunos mobilizem o conhecimento de diversas áreas e isso acaba ajudando-os a conectar as disciplinas, o que é uma grande vantagem para o vestibular”, relata a idealizadora.