ROMUN (Simulação da ONU)

SEJAM BEM-VINDOS AO ROMUN!

O QUE É O ROMUN?

O ROMUN (Rodin Model United Nations) é a simulação da ONU promovida pelo Colégio Rodin, de Indaiatuba – SP.
As simulações da ONU consistem em eventos nos quais os estudantes atuam como delegações de países e devem debater e propor soluções para temas ligados a direitos humanos. Os delegados de cada país devem representar fielmente as posições e interesses de seus países em cada tema proposto e agir conforme tais parâmetros. Por esse motivo, as instituições de ensino que promovem e participam dessas simulações organizam um bom preparo para suas delegações, de modo a tornar a experiência mais realista e mais interessante para todos.
As simulações são uma excelente atividade para trabalhar habilidades e conhecimentos como: debate e argumentação, geopolítica, diplomacia, técnicas de negociação, atuação e oratória, entre outras.

SOBRE O 5º ROMUN

O 5º ROMUN será realizado no dia 08 de junho de 2019, das 8h00 às 17h00, no Colégio Rodin.

TEMA:

“A questão dos imigrantes na Europa”

Cada delegação deverá realizar o envio de um Documento de Posicionamento Oficial (DPO)  referente ao tema proposto.
As DPOs deverão ser enviadas por e-mail para romun@colegiorodin.com.br  até o dia 31/05/2019.

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser feitas através do formulário de inscrição no link a seguir. O prazo para inscrições é até o dia 12/04/2019 às 23h59 para os alunos do Colégio Rodin.

Inscrições até o dia 12/04/2018 às 15h, para os alunos convidados de escolas parceiras do Colégio Rodin.

A confirmação de inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de R$20,00 para o respectivo professor responsável e à entrega da Circular de Autorização devidamente preenchida.

Botao-Inscricao

Botao-Circular

PROGRAMAÇÃO:

• 8:00 às 8:30 – Credenciamento e abertura do evento
  • 8:30 às 10:00 – 1ª sessão
  • 10:00 às 10:30 – Intervalo para café
  • 10:30 às 12:30 – 2ª sessão
  • 12:30 às 14:00 – Intervalo para almoço
  • 14:00 às 15:00 – 3ª sessão
  • 15:00 às 15:20 – Intervalo para café
  • 15:20 às 16:20 – 4ª sessão
  • 16:20 às 17:00 – Encerramento

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

Os participantes puderam baixar, através dos links a seguir, o Guia de Estudos para esta simulação e o Código de Regras da simulação.
É fundamental que todos os participantes leiam os arquivos e antemão, a fim de conhecer o tema e as regras, para que a experiência seja proveitosa e as delegações não sejam prejudicadas por não-cumprimento de alguma regra.

Objetivo

Buscar soluções diplomáticas e viáveis para o problema dos refugiados no continente europeu. Desta forma, refletir sobre a importância da cooperação entre estados para promover a organização humanitária, a política e social.

Assim, debatendo as responsabilidades compartilhadas para se atingir tal objetivo, encontrando formas pelas quais as instituições multilaterais podem colaborar para garantir e defender seus direitos humanos como um todo e criar soluções para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas. Contudo, não esquecendo a questão que estamos em meio à crise econômica internacional, neste quadro como garantir os direitos humanos de todos os refugiados em meio a uma crise humanitária?

Clique para baixar o guia de estudosClique para baixar o guia de códigos e regras