ROMUN (Simulação da ONU)

Rodin_ROMUN_2017_Destaque_Site

SEJAM BEM-VINDOS AO ROMUN!

O QUE É O ROMUN?

O ROMUN (Rodin Model United Nations) é a simulação da ONU promovida pelo Colégio Rodin, de Indaiatuba – SP.
As simulações da ONU consistem em eventos nos quais os estudantes atuam como delegações de países e devem debater e propor soluções para temas ligados a direitos humanos. Os delegados de cada país devem representar fielmente as posições e interesses de seus países em cada tema proposto e agir conforme tais parâmetros. Por esse motivo, as instituições de ensino que promovem e participam dessas simulações organizam um bom preparo para suas delegações, de modo a tornar a experiência mais realista e mais interessante para todos.
As simulações são uma excelente atividade para trabalhar habilidades e conhecimentos como: debate e argumentação, geopolítica, diplomacia, técnicas de negociação, atuação e oratória, entre outras.

SOBRE O 3º ROMUN

O 3º ROMUN será realizado no dia 06 de maio de 2017, das 8h00 às 17h00, no Colégio Rodin.

TEMA:

“Segurança nacional e imigração: Políticas de controle, alteridade e direitos humanos”

Cada delegação deverá realizar o envio de um Documento de Posicionamento Oficial (DPO)  referente ao tema proposto.
As DPOs deverão ser enviadas por e-mail para romun@colegiorodin.com.br  até o dia 29/04/2017.

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser feitas através do formulário de inscrição no link a seguir. O prazo para inscrições é 19/04/2017 às 23h59.
A confirmação de inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de R$15,00 para o respectivo professor responsável e à entrega da Circular de Autorização devidamente preenchida.

Botao-Inscricao

Botao-Circular

PROGRAMAÇÃO:

• 8:00 às 8:30 – Credenciamento e abertura do evento
  • 8:30 às 10:00 – 1ª sessão
  • 10:00 às 10:30 – Intervalo para café
  • 10:30 às 12:30 – 2ª sessão
  • 12:30 às 14:00 – Intervalo para almoço
  • 14:00 às 15:00 – 3ª sessão
  • 15:00 às 15:20 – Intervalo para café
  • 15:20 às 16:20 – 4ª sessão
  • 16:20 às 17:00 – Encerramento

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

Os participantes puderam baixar, através dos links a seguir, o Guia de Estudos para esta simulação e o Código de Regras da simulação.
É fundamental que todos os participantes leiam os arquivos e antemão, a fim de conhecer o tema e as regras, para que a experiência seja proveitosa e as delegações não sejam prejudicadas por não-cumprimento de alguma regra.

Foi utilizado o Guia de Estudos da ONU Mulheres, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) como material de referência para esta edição do ROMUN. É um material bastante completo, de alta qualidade e com total pertinência ao tema proposto.

Clique para baixar o guia de estudosClique para baixar o guia de códigos e regras

SOBRE A EDIÇÃO ANTERIOR

O 2º ROMUN ocorreu no dia 16 de abril de 2016, das 8h00 às 17h00, no Colégio Rodin.

Nessa edição, tivemos a partipação de:

• alunos do Colégio Rodin,
  • ex-alunos do Terceirão Rodin,
  • alunos do Colégio Objetivo unidade Vila Industrial,
  • alunos do Colégio Villa Lobos e
  • alunos da Escola Americana de Campinas

TEMA:

“Combate à violência contra a mulher e políticas de empoderamento feminino: um olhar sobre as imigrantes da África e Oriente Médio”

TÓPICOS:

• Tópico A: Formas de Violência contra a mulher na África e Oriente Médio
  • Tópico B: Desigualdade de gênero no mundo

OBJETIVOS:

• elaborar políticas de erradicação da violência contra a mulher nesta situação
  • criar políticas de empoderamento feminino para que a mulher possa reconhecer o que é violência, saber como reagir e adquirir habilidades que a permitam sair da situação de vulnerabilidade
  • enfatizar ações que promovam educação, emprego e oportunidades, para que as mulheres forçadas a abandonar seus lares possam passar por esse momento de transição em segurança e recomeçar a vida de forma digna.