Feira de Ciências

teste2-destaque

A Feira de Ciências tem o intuito de estimular os alunos a colocarem em prática aquilo que é aprendido nas aulas de Ciência Aplicada ao Cotidiano, trabalhando competências como organização, trabalho em equipe, planejamento e falar em público.

“A importância da Feira de Ciências é que os alunos conseguem verificar na prática todo o conteúdo trabalhado em sala de aula, e que tem a ver com as atividades relacionadas ao cotidiano deles”, afirma a professora Samarina Bueno.

Desde o 6º ano do Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio, os alunos têm na grade curricular a disciplina de Ciência Aplicada ao Cotidiano, na qual os professores propõem experimentos e aulas práticas para ilustrar fenômenos e estimular o interesse pela ciência. Nessas aulas, os alunos trabalham com situações da Física, Química e Biologia e têm a oportunidade de entender melhor como funcionam algumas coisas que vivenciam no dia-a-dia.
Para a Feira de Ciências, os professores convidam as turmas a selecionarem um projeto de interesse e desenvolvê-lo ao longo dos meses de aula, com o intuito de apresentá-lo à comunidade que visita o evento. O que vemos, na prática, é uma dedicação muito grande dos alunos em realizar projetos interessantes, bem construídos e que chamam a atenção pela qualidade de produção e execução ou mesmo pela beleza da simplicidade.

“Todos os trabalhos envolveram pesquisa, envolveram produção, envolveram correr atrás do construir o conhecimento e construir o trabalho em si, o experimento. Por isso vejo, de forma igual, mérito em todos os trabalhos”, comenta o professor Marcelo Teixeira.

“As principais formas de avaliação que nós tivemos foram: primeira, a organização dos alunos; segunda, a montagem dos experimentos e, terceira, a maneira como os alunos apresentaram os experimentos para a comunidade”.

A 2ª edição da Feira de Ciências ocorreu em 24 de setembro de 2016 e contou com a presença de mais de 400 visitantes e mais de 45 experimentos montados pelos alunos. Nessa edição, tivemos a participação dos alunos do 5º ano do Colégio Le Perini, apresentando 3 experimentos sobre coleta de lixo, reciclagem de papel e compostagem caseira.